sábado, 16 de junho de 2012

KONY 2012, cerco esta' fechando

Kampala, Uganda (AP) - Uganda forças capturaram um alto comandante do Exército de Joseph Kony de Resistência do Senhor depois de uma breve luta com os rebeldes perto da fronteira entre a República Democrática do Congo e do Banco Central Africano República, um oficial do exército, disse neste domingo, em que um analista disse foi um "golpe de inteligência" para a caça forças para o Sr. Kony.
Ampliar Esta Imagem

Michele Sibiloni / Agence France-Presse - Getty Images
César Acellam, à direita, falou a jornalistas em uma base do exército ugandês em Djema no domingo.

O comandante rebelde, César Acellam, foi capturado sábado com dois outros combatentes rebeldes que tentavam atravessar o rio Bomu, disse o tenente-coronel Abdul Rugumayo, chefe da inteligência para a operação militar do Uganda contra os rebeldes. Embora o Sr. Acellam não é um dos comandantes rebeldes indiciados juntamente com o Sr. Kony em 2005 pelo Tribunal Penal Internacional, as autoridades de Uganda disse que ele era um dos principais Sr. Kony estrategistas militares e um lutador de confiança.

Sr. Kony recentemente se tornou o foco da atenção internacional após Crianças Invisíveis, o grupo de defesa americano, feitos e postou um vídeo on-line sobre ele como parte de sua campanha para deter o uso de crianças soldados.

Detalhes de exatamente como o Sr. Acellam foi capturado não estavam disponíveis, mas alguns analistas dizem que era possível que ele tivesse acabado de entrar para as mãos dos funcionários ugandeses do Exército.

"Ele está na prateleira deserção por um longo tempo", disse Angelo Izama, analista político com a Kampala baseado em instituto de pesquisa Fanaka Kwawote. "Este é um grande golpe de inteligência para o Exército ugandense."

Um oficial do Exército, falando sob condição de anonimato porque não estava autorizado a falar com a imprensa, disse que perder o Sr. Acellam foi um grande golpe para o Sr. Kony, cujas forças se tornaram cada vez mais degradada pela falta de alimentos e por ter para se mover constantemente para evitar a captura.

"Ele é peixe grande, peixe muito grande", disse o funcionário do Sr. Acellam, que esteve com o exército rebelde para mais de 20 anos. O funcionário disse que o Sr. Kony, que Uganda suspeito funcionários está se escondendo no Sudão, tradicionalmente viveram em campos de mato longe de seus principais comandantes, aparentemente como uma precaução de segurança.

No ano passado, o presidente Obama enviou 100 soldados para ajudar os governos regionais eliminar os rebeldes. Mas a caçada aos líderes dos rebeldes tem sido difícil, com os rebeldes movendo-se em grupos muito pequenos e evitando tecnologia. Os encontros entre as tropas de Uganda e os rebeldes são muito raros.

Apenas cerca de 200 membros do Exército de Resistência do Senhor permanecem na selva, de acordo com autoridades ugandenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário