segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sejamos resilientes

Enfrentar as adversidades da vida não é fácil. Mas, quando conseguimos subjugar os problemas, saímos restaurados, firmes para continuar em frente. Isso é resiliência, afinal

Os especialistas, então, passaram a buscar um conceito mais exato e emprestaram da física um termo que tinha tudo a ver com essa característica: resiliência. A palavra é usada para indicar a capacidade que um material tem de retornar ao seu estado original após sofrer uma grande pressão. O resiliente consegue emergir mais forte de experiências desastrosas. Encara as adversidades como oportunidade de mostrar e aprimorar sua competência, seu entusiasmo, e encontra soluções criativas e determinadas para se levantar do chão.

O conceito ainda é novo, mas já se sabe que, apesar do número de resilientes de alto nível ser realmente pequeno (cerca de 20% da população), é possível fazer esse percentual subir. Afinal, todo mundo tem um grau de resiliência, por menor que seja.

Mas o que determina o grau de resiliência de um indivíduo? Algumas características são mais notáveis, como a curiosidade, o bom humor, a determinação, a criatividade. O que determina um resiliente é sua capacidade de ser flexível em decorrência de muitas qualidades de sua personalidade equilibrada. São tanto otimistas quanto pessimistas, sérios e alegres, lógicos e criativos, altruístas e egoístas, compassivos e indiferentes, trabalhadores e preguiçosos. "Esses pares de qualidades paradoxais são sinais de um avançado desenvolvimento emocional e flexibilidade superior", explica Al Siebert, diretor do Resiliency Center, nos EUA, e um dos maiores pesquisadores sobre o assunto.

Como superar

A psicoterapeuta e consultora Cláudia Riecken se especializou em estudar os comportamentos humanos e, sobretudo, em pesquisar as características dos sobreviventes. E garante que todos nós podemos nos tornar mais resilientes com algumas práticas estruturadas, que ela reuniu no livro SobreViver - Instinto de Vencedor. Talvez a mais primordial delas seja querer seguir em frente. "Quando você decide não desistir, o simples fato de continuar no jogo lhe abre portas e opções inimagináveis", diz o rabino Nilton Bonder. A verdade é que temos a impressão de que nossas capacidades - todas elas - desaparecem quando surge uma situação não prevista, turbulenta, ameaçadora. E é assim com todo mundo, acredite.

Mas, após o furacão passar, é preciso reagir e colocar a casa em ordem. O segredo é não ficar se lamuriando pelos problemas e evitar, a todo custo, enxergar-se como vítima das circunstâncias. "O problema é que, quando se porta como vítima, você se exclui do problema e não tem poder para superá-lo ou transformá-lo. Você fecha portas de possibilidade", atesta o consultor empresarial e educacional Eduardo Carmello.

Seja humilde

Um aspecto para se restaurar e prosperar fortalecido é perder o próprio preconceito e não ter vergonha de estar por baixo. As pessoas que nos cercam são importantíssimas quando nos deparamos com situações de dificuldade. "É preciso buscar ajuda no outro e predispor-se a compartilhar os desafios", afirma José Tavares, psicólogo da Universidade de Aveiro, em Portugal. Ele defende que a resiliência não deve ser apenas um atributo individual, mas estar presente nas instituições e organizações, gerando uma sociedade mais resiliente.

O passo a passo da superação

1. Otimismo: O bom humor é necessário nas adversidades. Recuse-se a se ver como vítima e mantenha o pensamento positivo.
2. Flexibilidade: Aceite que existem altos e baixos. Jogo de cintura é imprescindível.
3. Legitimidade: Procure reconhecer seu valor: você é quem melhor pode se ajudar a enfrentar os problemas - e a sair deles.
4. União: Conte com as pessoas para ajudá-lo: compartilhar ajuda a enfrentar os problemas.
5. Humildade: Reconheça que os problemas exigem de você uma postura diferente: é preciso aprender maneiras novas de agir perante eles.
6. Ação: Renove suas energias e mantenha sempre a disposição: não basta querer, é preciso ter vontade e agir.
7. Liberdade: Livre-se dos padrões de certo e errado: busque alternativas segundo seus instintos e crenças.
8. Fé: Determine um sentido espiritual para sua vida para reger o significado de sua existência.

fonte: www.mdemulher.abril.com.br/bemestar obrigada :)

5 comentários:

  1. Pituxa,desculpe Louise rsrs
    Seu Post salvou meu dia,tenho Déficit de Atenção,Atraso de Desenvolvimento Psicomotor e Depressão,faço tratamento com neurologista e psicóloga e muitas vezes bate uma tristeza e desespero e até revolta por ter nascido com essas limitações a depressão surgiu por consequência das limitações,ouvi coisas que não merecia dos meus pais,seu post me ajudou a ter Jogo de Cintura,Otimismo,Fé e Liberdade
    Obrigado Louise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Gustavo: ter jogo de cintura,nunca ficar com pena de si mesmo e, como diz o ditado: "sacode a poeira e dá a volta por cima". Sei que nem sempre conseguimos isso, mas não entregue os pontos. Qualquer coisa,grite :) estou por aqui.

      Um abraço,

      Luise

      Excluir
    2. Obrigado Louise estou curtindo você no face
      http://www.facebook.com/profile.php?id=100000278835173

      Excluir
  2. Adoro essa palavra e o conceito que ela apresenta. Escrevi sobre o mesmo assunto no meu Blog ( pespoepedras.blogspot.com.br) , com um exemplo do nosso querido Ronaldo fenômeno em 30/12/11. Parabéns por compartilhar algo tão importante.

    ResponderExcluir
  3. Li esse texto e tive que postar, pois achei importante para que todos leiam que a nossa batalha, apesar de diicil, com as nossas forças,pensamentos positivos e motivação, pode ser conquistada

    Amanhã começa o meu programinha online:)

    muita paz, xox
    Luise

    ResponderExcluir