domingo, 15 de janeiro de 2012

O que nos nutre

Você tem fome de que? Você tem sede de que? Já cantavam os Titãs. Acredito que muitos dos problemas que temos na vida venham da nossa nutrição. O que comemos? O que botamos para dentro do nosso sistema? 

Dizem que o trigo não faz bem para o cérebro. Levei essas pesquisas tão a sério que por um tempo, eu parei de comer qualquer coisa que levasse trigo (pães, bolos, massas, enfim: tudo o que é gostoso) e com isso, perdi muito peso e fiquei uma mulher muito magra, sem graça e triste. Mas se o pão é um alimento milenar, se Jesus dividiu o pão entre seus discípulos, como isso poderia ser tão nocivo? Claro que o pão de antigamente era diferente... Bom, parei com o trigo. Essa fase durou 8 meses, até que um dia acordei com uma vontade louca de comer um pãozinho na chapa e tomar um pingado na padaria. Isso acabou virando um hábito e logo logo os quilinhos a mais apareceram.

Voltei atrás mais uma vez e reformulei a minha alimentação. Não sofro mais por nao deixar o trigo entrar na minha vida, mas agora é TUDO COM MODERAÇÃO. Como massas de arroz, muito alimento cru (que é uma beleza pra saúde), frutas, folhas e sushi. Vivo de uma maneira saudável: nao fumo, bebo socialmente e me exercito. Resultado: estou dormindo melhor e me sentindo muito bem. Também estou lendo sobre e descobrindo ótimas coisas sobre a alimentação ayurveda. Uma amiga me falou da Laura Pires, professora de yoga e culinária ayurvédica, ela virou a minha inspiração. Ela está na India e quando voltar, estarei fazendo seu curso com certeza :)

Espero que todo mundo comece a pensar na sua alimentação e como podemos melhorar.Sempre.

Abastecer o corpo corretamente, a mente serenamente e a alma sempre com muita fé e esperança.

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito.
Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia
certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Tenzin Gyatso, Décimo Quarto Dalai Lama)

Muita paz sempre,
Luise

42 comentários:

  1. Que lindo, Luise. Me emocionei com seu post e me identifiquei, pois durante muito tempo fui adepta de uma dieta muito restritiva, o frugivorismo. Também não fiquei 100%, por isso voltei aos poucos para a alimentação normal, acabei me arrependendo muito de ter distanciado pois eu tinha mais disciplina e saúde quando seguia a dieta. Vou procurar informação sobre a alimentação ayurveda. Beijos!
    Isabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijo pra vc Isabela e a vida [e isso a[i? a gente tenta uma coisa,volta atr[as,tenta outa coisa at[e achar o que funciona melhor.
      Luise

      Excluir
  2. Não sei se a restrição é o melhor caminho realmente.
    Creio que a moderação, como você optou por fazer depois, ponderar a alimentação, evitando excessos, seja um bom caminho.
    Ninguém sabe o quão veloz a doença pode progredir. Então, não deixe de fazer nada que você queira. (Com moderação)

    Por mais que as vezes o blog sirva como válvula de escape, certamente você ainda deve se pegar com pensamentos de dúvida, pensamentos tristes. Isso é normal...
    E eu espero que não somente o blog, mas que os seus amigos, parentes, estejam sempre ao seu lado, te dando todo o amparo necessário. Afinal, o pequeno Oliver está aí, e precisa muito da mãe dele...e quanto mais motivada e saudável ela estiver, melhor!

    Parabéns pela iniciativa e pela força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força. Está cercada de pessoas que te amam, família,pensamentos positivos e ter uma vida saudável é a resposta pra quase todos os problemas.

      Excluir
  3. Eu também me fiz essa pergunta : "porque não eu?", quanto tive câncer na tireóide. Foi uma prima que me ensinou. E também acredito que devemos enfrentar os desafios colocadis por Deus. Continue firme em seu caminho. Boa sorte! Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Moderação de alimentos??só for muito prejudicial,não se deve preocupar-se com barriguinhas,em ser magros,cabeludos,carecas,e sim ser feliz em excesso,curtir a vida cada minuto como se fosse o ultimo.Como dizia o saudoso Noel Rosa(1910-1937)quando descobriu a tuberculose jovem ainda,"prefiro viver intensamente há viver extensamente".Interessante essa frase dele,pois nos faz entender como era descobrir uma doença grave dessa no tempo dele,ou outras doenças mais graves ainda, década de 20,30,não havia tratamento para essa e uma série de doenças,imagine-se você naquela época com 23 anos,já condenado a morte,imagine hoje um aidético esperando uma cura,que não descobrem nunca,e imagine quantos tratamentos você pode ter para a sua doença,imagine como uma boa conversa com seu ex pode fazer você e seu filho felizes,vivendo no mesmo teto.
    Pensem nisso quando tiver males maiores no Mundo, sem solução,e sem pessoas com vontade de soluciona-los.Ao se deparar com um problema,meçam para ver se não maiores no Mundo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luise...interessante o seu post. Procuro estar sempre em contato com comidas saudáveis, mas tenho as minhas quedinhas por coisas nem tão saudáveis assim. Gostei muito do seu blog, viu? vim parar aqui por acaso, saltando de blog em blog. Fique bem e quando puder me faz uma visitinha, será muito bem vinda ao meu blog: http://diariodasuu.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Eita eu adoro massas nem vivo sem elas.
    Sabe gostei do seu blog, estou seguindo já e vou acompanhar sempre q postar aqui;
    Queria q vc tbm visitasse o meu, tbm tenho uma doença parecida com a sua, se chama Miastenia gravis. Se der passa lá p conhecer melhor
    bjos e boa semana pra vc !

    alinecuerci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que légal essa sua iniciativa. Parabéns!
    Tenho pacientes com EM e cursam com quadros depressivos, pois não conseguem ver outra coisa além da doença. Sua iniciativa vai ajudar muitas pessoas. Vou indicá-lo!

    Abraços

    Mariza (médica psiquiatra)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A depressão realmente é um problema Marisa,mas procuro está sempre me distraindo com coisas boas, ouvir musicas e ficar com a família. Esse é o melhor remedio.

      Excluir
  8. Luise,
    Existe um tratamento para EM em Vila Velha - ES. O nome do médico é Dr. Elcio da Silveira Machado - neurocirurgião, ele está no facebook.
    Boa sorte.
    Bjos
    Vanessa Troczynski
    (troczynski@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. TENHO DOIS BLOGS UM DE ESTUDO ESPIRITA KARDEC E CHICO XAVIER(http://estudoespiritismokardec.blogspot.com) E UM SOBRE "FRATERNOS ANJOS DE LUZ"(http://fraternosanjosdeluz.blogspot.com) TRABALHO VOLUNTÁRIO(BASEADO EM MADRE TEREZA DE CALCUTÁ) CONHEÇA!VAI GOSTA!MUITO BOM PRA ALMA!muita força,luz,paz interior!bjão

    ResponderExcluir
  10. Siga sua vida. Deus, estará ao seu lado em todos os momentos.NÃO desista.

    Tenha fé em Deus. No fim tudo melhora. Acredite :)

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  11. Louise, boa noite!

    Encontrei seu blog há pouco tempo, e vi que você luta contra esclerose múltipla. Por essa razão, resolvi deixar esse "comentário".

    Muito pode ser feito com alimentação. Nutrição É a resposta para prevenir e curar doenças. Não sei quanto de conhecimento você tem sobre o assunto, então vou deixar algumas sugestões de leitura.

    Te recomendo essa história de sucesso: http://thepaleodiet.com/archives/3491

    E também as seguintes leituras:
    - http://www.townsendletter.com/Klenner/KlennerProtocol_forMS.pdf
    - http://doctoryourself.com/calcdef.html
    - http://doctoryourself.com/ms_2.html

    Vejo que você está seguindo uma dieta ayurveda. Excelente. Também dê uma olhada no site The Paleo Diet.

    Boa sorte. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por tudo (fãs da Rússia)

    ResponderExcluir
  13. Olá Luise,
    dizem que a música tem o poder de elevar as pessoas e de fazer com que vejamos a vida por um outro ponto de vista.

    É por isso que estou nesse comentário indicando alguns sons de uma banda que faz parte da trilha da minha vida para os bons, os excelente e os momentos de reflexão.

    A banda nada tem de gospel, é rock nacional com letras absurdamente incríveis que nelas tratam sim de um pouco de fé, mas aquela fé pessoal de superação, seguem links com os sons e as letras para ouvir online:

    Esperança:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1914223/

    Perto de mim:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1913386/

    Sorrindo:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1450511/

    Irmão de fé:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1020755/

    Desatando os nós:
    http://letras.terra.com.br/aliados/65296/

    Desapego:
    http://letras.terra.com.br/aliados/147054/

    Como se fosse criança:
    http://letras.terra.com.br/aliados/147053/

    Amanhã não sei mais:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1913399/

    Águas passadas:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1914381/

    O passo de um vencedor:
    http://letras.terra.com.br/aliados/1913938/

    Te encontro por aí:
    http://letras.terra.com.br/aliados/714250/

    A banda se chama Aliados, é de Santos, o vocalista Gustavo Fildzz curou um cancer e mostra principalmente nos sons "Perto de Mim" e "Sorrindo" a superação do dia a dia.

    Eu sou Aleo Gerez, beijos e muita saúde pra lutar ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá Luise, boa noite.
    Acredito que vc está indo pelo caminho certo... através da alimentação.
    Tenho 40 anos e trato um câncer de mama muito agressivo, desde jan/2008, com metástase nos osssos, praticamente pela alimentação e outros tratamento integrativos. Não fiz quimio e estou aqui firme e forte.
    Em dez/2011 participei de um curso com um médico coreano, em Cotia/SP, muito interessante, vale a pena dar uma olhada... segue o link: http://www.bomviver.net/
    Boa sorte em seu tratamento, fique com Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Vc podia tentar contato com a Xuxa pra ela te ajudar creio q ela não se negaria

    ResponderExcluir
  16. Oi Luise...

    Pode ter certeza de que estarei rezando pela sua saúde e para que você tenha a guarda de seu filho... Tenho certeza de que Deus está reservando algo muito especial para você... Já estou seguindo seu blog e estarei sempre lendo suas postagens...
    Se quiser visitar o meu fique a vontade:
    www.catequistaroberto.com.br

    Um grande beijo e um fraterno abraço

    Roberto Garcia

    ResponderExcluir
  17. Ola Luise.
    acho importante comentar sobre seu problema afinal convivo com ele a 33 anos, tenho minha mãe com essa doença e irmã,apesar de não ser hereditário,minha mãe ja esteve muitas vezes no fundo do poço, hoje esta bem, com suas limitações, esta com 70 anos e vive com o diagnostico desde os 25, desde que me conheço por gente vivo com este problema, e sei que o controle esta exatamente na alimentação, para exemplificar, cresci no meio de uma dieta que leva como base o que minha mãe pode ou não comer, e vivo muito bem, minha mãe não toma medicações a 30 anos ( nenhuma medicação) o que ajuda a ter uma qualidade de vida melhor. as explicações para você, talvez deveria ser feita por quem tem o problema e que o controla de forma razoável, mas não sou eu quem decido ou indico caso queria uma luz no fim do túnel entre em contato, isso para qualquer pessoa com esclerose multipla. Joerg.graupmann@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, meu nome é Octavio Torres, meu email é: ont.obrasdeartes@ig.com.br Eu sou um pai apaixonado pelo meu filho, e desejaria muito IMPLORAR para que o seu ex-marido JAMAIS tente impedir seu contato com seu amado filho Oliver !!!
    Eu sofro muito pelo meu filho Julian Torres morar com a genitora em Maceió, eu no Rio de Janeiro, e apesar de pagar pensão todos os meses, o que ela pode IMPEDIR, DIFICULTAR, CERCEAR, todos o tipo de comunicação com ele, ela faz.Desejo muito que vc tenha PAZ, para conversar com ele e ficar bem perto dele, pois, meu filho é tudo para mim, e tenho certeza que o seu amado Oliver, é sua Vida !!!
    Paz, com todo o carinho do mundo, saúde !!!
    Sou amigo de escola do pessoal que dançava na XuXa há anos atrás os
    integrantes do You Can Dance.

    ResponderExcluir
  19. Oi Louise,
    Te acompanhei na melhor fase da minha vida pela TV,rsr não poderia deixar de passar por aqui e deixar de registrar toda mnha torcida por vc! Tenha Fé...
    Estou no Facebook e no e mail gianafaria@hotmail.com
    Vc acabou de encontrar uma nova amiga!
    beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá Luise...
    Sei como é viver com alguma limitação. Eu sofro de síndrome do pânico. Parei de estudar, de trabalhar, de sair, de viver. É horrível, e eu também me pergunto porque isso foi acontecer comigo? Mas creio que um dia, não muito distante isso vai passar.
    Assim, como também tenho fé que logo você terá seu filho contigo. Deus está ao seu lado e uma hora isso tudo vai passar.
    Eu tenho um blog, que fala sobre beleza. Sempre que quiser me visite. Pode me mandar email pra cassia.gavetadecima@hotmail.com
    Conte comigo.

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Ola Luise!
    Sou brasileira, mas moro nos EUA ha 13 anos e fui diagnosticada com esclerose multipla ha aproximadamente 1 ano.
    Sei exatamente como vc se sente e me identifiquei com todos os medos e duvidas q vc descreveu, q chegam na nossa vida junto com a doenca.
    Estarei aqui te seguindo! Todos os medos e inseguranca ficam menores quando divididos.
    Pode contar comigo!
    Ate breve,
    Ingrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, vem sim ao blog visitar e se inspirar e saiba sempre que voc'e n'ao est[a sozinha nessa.
      um beijo,
      Luise

      Excluir
  22. Legal tudo isso aqui Luise. Escrever é sempre uma boa maneira de se encontrar! Sempre admirei a sua força, sua beleza, suas atitudes, desde o inicio da sua carreira. Outro dia li a seu respeito e de todos os problemas que voce esta passando. Confesso que fiquei triste! Torço por voce e sei que voce vai conseguir passar por tudo isso e la na frente vai olhar pra trás e ver que foi mais uma vez vitoriosa!!!! Te mando um beijo grande e todo o meu afeto desde Madrid.

    ResponderExcluir
  23. Olá, acho que vc deve ter muita fé, porque sou mãe e pelos meus filhos eu sou forte para lutar todos os dias, não peça ajuda de ninguém e ignore gente que não tem o que fazer e entra aqui com comentários sem nexo, continue firme, porque eu tenho certeza e vou orar por vc que Deus vai ouvir suas preces, seu filho é lindo e vc tb.
    Vou ficar na torcida por vc!!!!!!!
    Bjs e muitas felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá Louise!
    Minha mãe também tem esclerose múltipla e posso dizer que sei como é difícil conviver com esta doença.
    Muita força prá você!
    Gostaria de manter contato com você se possível for.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Louise

    Li sua história no G1 e gostei muito do teu blog. Eu também tenho uma doença crônica - colite ulcerativa - e estou aprendendo a lidar com a doença. É meio difícil, mas já me conscientizei que para ter mais qualidade de vida, preciso fazer alguns sacrifícios. Boa sorte!

    Aletheia

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Cara Louise,

    Meu nome é Ariana, tenho 33 anos (completo 34 no mesmo dia que você), 25 de fevereiro e tenho esclerose múltipla desde 2006. Conheço as suas lutas e tenho certeza que conseguirá a guarda do seu filho. Estou torcendo por você!
    Assim como a Mayte (recado acima), deixo meu e-mail (a-cortez@hotmail.com)à disposição para quem quiser discutir "nossas" preocupações, só quem sente, só quem tem, sabe...

    Sorte :)

    ResponderExcluir
  28. Feliz por ta aqui junto com voces....
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. oi
    Nao sei em qual a cidade seu filho esta, mas moro em toronto, se vc precisar de alguma coisa qdo vier ao canada e so entrar em contato. cida5costa@gmail.com.
    God Bless you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, ele mora em Toronto tb e foi a[i que morei por 10 anos.
      Obrigada e [e sempre bom saber que tem gente ,brasileiros por perto.
      um abra;o,
      Luise

      Excluir
  30. Oi Luise, parabéns pela iniciativa, com certeza vai esclarecer muito sobre essas doença, principalmente para pessoas que como eu, pouco conhecem.
    Você se sentirá muito bem acolhida na "blogosfera".

    Estarei por aqui acompanhando sua trajetória e torcendo pra que dê tudo certo, tanto na sua saúde, quanto na vinda do seu filhote para o Brasil.

    bjoo, saúde e paz!
    Fer

    ResponderExcluir
  31. Olá Luise, parabéns pelo blog pela sinceridade e simplicidade.
    Venha conhecer sobre a reflexologia, uma bençao......
    Abraço , sucesso e muita paz....

    Amigo BRUNO

    ResponderExcluir
  32. Oi Luise, gostei de tudo que vc escreveu, principalmente pq me identifiquei um pouco; sou celiaca(intolerância a gluten) e sofro com enxaqueca crônica desde a adolescência, não consigo me livrar do gluten pois tudo que mais gosto contem ele, já fiz todos os tratamentos possiveis para enxaqueca com neurologistas e tbm não me livro delas. Começo a pensar q vou ter q aprender a conviver com as duas coisas, mas a maior parte do tempo estou irritada com o mundo todo, um pouco depressiva com pena de mim mesmo e acho q isso só tem deixado as coisas piores.

    ResponderExcluir
  33. Oi luise!estou dentro de um ônibus vindo do médico onde fui levar minha ressonância. De encefalo. Para saber se eu estou com E.M meu médico ñ estava e volto pra casa sem saber.Bem tenho36 anos 3filhos estou no 6°período de enfermagem e estudei pouco sobre E.M porém pelo pouco que estudei foi que reconheci os sintomas e rapidamente procurei um médico.fico irritada do nada sofro com dormencias e a fadiga. Estou super ansiosa pra descobrir se é mesmo a doença já que na ressonância deu uma alteração,mas nada ficou claro teria que fazer mais exames. Gostaria de saber se com Vc foi assim também,o que Vc sente ou sentiu,por favor me responda.meu nome é Flávia ávila.obrigado

    ResponderExcluir
  34. Encontrei est pagina ,por acaso, e percebi como as dificuldades do ser humano aproximam umas as outras, ate estranhos se aproximam,sei que nestas horas tem pessoas que dao a maior força, amparam, encentivam a lutar, e voce percebe que é amada, e pessoas se interessam pela sua vida, porem creia que a providencia de DEUS, nao falha, BUSCO JESUS CRISTO O UNICO,QUE CURA ,SALVA E AMIGO.Assista esvideo, tenho certeza que vai te ajudar.
    http://www.youtube.com/watch?v=_mhVKvIvdqM

    http://www.youtube.com/watch?v=fRAFJAmFS-I

    http://www.youtube.com/watch?v=Y45FBm50PEA&feature=related

    ResponderExcluir